SCM – Supply Chain Management, ou Gestão de Cadeia de Suprimentos é o que se entende pelo gerenciamento de fluxo de mercadorias e de todos os processos pelos quais um produto passa desde a captação de matéria-prima para a sua fabricação até a entrega ao consumidor final. Dentro desse universo, temos inúmeras operações de logística, distribuição, embalagem e armazenamento. Faz parte da Gestão de Cadeia de Suprimentos ainda o planejamento de inventário e manutenção de ativos e linhas de produção de uma empresa, gerenciamento do ciclo de vida de produtos e até mesmo o gerenciamento de fornecedores globais. Todas essas atividades quase sempre envolvem a compra de insumos e contratação de tantos outros produtos e serviços. E é justamente aí, nessa importante e fundamental função que atua o gestor de compras.

Gestor de Compras – Principais atividades

As principais atividades de um gestor de compras  estão relacionadas a realização de orçamentos, controle de custos e definição de melhores formas de aquisição de produtos e serviços atendendo os interesses da empresa que representa. Fazem parte do escopo das atividades de um gestor de compras: -Desenvolver estratégias de planejamento de aquisições diversas -Definir quantidades e prazos das entregas -Estabelecer ou atender os parâmetros de qualidade dos insumos a serem adquiridos -Realizar o acompanhamento de fluxos de materiais -Executar análises de cenários do mercado -Definir e monitorar métricas funcionais que possam reduzir despesas -Elaborar estratégias de negociação e fechar negócios com as melhores condições de preço e prazo para a empresa -Procurar e firmar parcerias com os melhores fornecedores de produtos e serviços -Acompanhar notícias e tendências que impactem direta ou indiretamente seu negócio -Prever e identificar mudanças que venham interferir no equilíbrio de forças da relação “comprador-fornecedor” Como podemos perceber, o setor de compras é vital para uma empresa, e é enorme a responsabilidade de um Gestor de Compras,  pois suas atividades acabam se desdobrando em todas as atividades de um negócio, afetando diretamente sua lucratividade O trabalho de um gestor de compras, a depender do tamanho de uma empresa e do nível de complexidade de seus processos como sourcing e e-procurement, dentre outros, pode e tem cada vez mais sido terceirizado a outras empresas com maior expertise nessa complexa área. É o que temos visto acontecer com o crescente fenômeno de BPO de compras.

O Gestor de Compras do séc XXI

A Gestão da Cadeia de Suprimentos ou Supply Chain, está diretamente ligada às atividades de um Gestor de Compras que, muito mais do que pensar nos melhores prazos e preços para a empresa para qual trabalha, deve cada vez mais estar antenado com as evoluções tecnológicas que afetam diretamente sua área e principalmente pensar nos anseios do consumidor atual.

CX – Customer Experience e o Setor de Compras

Uma pesquisa realizada em mais de 10 países, incluindo Brasil, Japão, Estados Unidos e países da Europa pela empresa PWC sobre o futuro da Experiência do Cliente (também denominada CX ou Customer Experience), revelou que consumidores estão dispostos a pagar até 16% a mais por uma experiência de consumo  melhor. A mesma pesquisa aponta ainda que uma experiência ruim pode levar embora quase 50% dos clientes pesquisados. Difícil  de entender como um gestor de compras está envolvido nisso? Pense novamente: Imagine, por um instante, uma embalagem de um iogurte ou biscoito que, de tão difícil de abrir, acabou por fazer você provocar um “pequeno acidente” ao espalhar uma boa parte do seu snack preferido pelo chão. Também já deve ter ocorrido com você ou com alguém que você conhece de um produto tão aguardado  ter sido danificado durante o transporte até sua casa. Muitos desses dissabores podem literalmente arruinar a experiência de um consumidor final com uma marca. A boa notícia é que eles podem ser evitados por meio de um processo de compras eficiente, onde o gerente de compras – ou empresa terceirizada contratada para esta atividade- leva em conta inúmeros outros fatores como a correta escolha de um parceiro para  picking e packing de produtos. É justamente aí, nos processos de separação, preparação, armazenamento e empacotamento de produtos que podem estar escondidos os fatores determinantes para uma péssima ou excelente experiência do cliente, além da otimização de recursos e redução de gastos.

Tecnologias a favor da Humanidade – do Fax ao Token

A história da Cadeia de Suprimentos é muito mais antiga do que se pode imaginar. Ela começa a partir do momento que o primeiro produto foi criado e vendido. Mas, vamos pensar na evolução da Gestão da Cadeia de Suprimentos num período mais recente. Um rápido passar de olhos pelas revoluções industriais e notaremos as inúmeras transformações pelas quais passou o que hoje chamamos de Supply Chain.

Revoluções Industriais, Indústria 4.0 e a Gestão da Cadeia de Suprimentos

Em meados do séc XVIII, o advento das máquinas a vapor  muda de uma vez por todas as formas de produção de bens de consumo e passamos de um modelo  artesanal para o de larga escala. De lá para cá, vimos os motores a combustão, a eletricidade e finalmente a internet e os diversos tipos de robôs e sistemas cibernéticos causarem mudanças igualmente significativas e que mudaram para sempre nossa forma de viver. Tudo isso é o ambiente no qual está inserida a cadeia de suprimentos. Hoje, num mundo hiperconectado onde as barreiras geográficas já não são um grande empecilho para transações comerciais, até mesmo empresas relativamente pequenas e que estão começando suas atividades já contam com os mais modernos modelos de automação baseados em inteligência artificial e uso da I.O.T. ou internet das coisas Estamos vivendo o ápice da Indústria 4.0 e suas tecnologias. Se antes um gestor de compras precisava esperar dias por uma resposta via telefone de um fornecedor, dependia de sinal de fax para uma confirmação de uma compra e, até bem pouco tempo, se via às voltas com pilhas de papéis ou passava horas conferindo planillhas nada intuitivas, hoje em dia é impensável a gestão de supply chain de uma grande empresa que não tenha seus processos minimamente (ou totalmente) gerenciados com o auxílio de sistemas de gestão de processos, quer seja um SAAS –  software as a service –  ou sistema de gestão de processos cloud based ou em nuvem.

Sistemas de Gestão para Cadeia de Suprimentos – A chave para uma  Gestão de Supply Chain eficiente

Uma Gestão de Cadeia de Suprimentos, para ser eficiente, precisa, sem dúvidas da tecnologia como aliada se quiser tornar sua empresa mais ágil e inteligente. Afinal, o mercado pede isso, o consumidor atual espera por isso, eu e você esperamos por isso! Na medida em que a expectativa geral é de produtos sendo fabricados, embalados e entregues da melhor e mais rápida forma possível, é de se esperar que as decisões dos gestores de supply chain também o sejam.

Mas como escolher um sistema de gestão de cadeia de suprimentos ?

Um sistema de gestão de supply chain eficiente deve oferecer justamente isso: informação e suporte para que as decisões sejam tomadas por aqueles que gerenciam os processos da cadeia de suprimentos de maneira assertiva.

Um desafio inesperado para o gerente de compras

Recentemente, especificamente no início de 2020, decisores responsáveis pelos setores de compras e de supply chain em geral  de empresas do mundo todo se viram frente a frente com mais um desafio: a pandemia global que fez com que a maioria de nós ficasse “em casa”. Desse momento em diante, ficou ainda mais evidente que não bastava que o sistema de supply chain fosse excelente e integrado com os sistemas de outros players envolvidos na cadeia de suprimentos como fornecedores e órgãos governamentais. Ele deveria ainda ser passível de  acesso de qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo, como um celular. Hoje, graças as evoluções trazidas pela Indústria 4.0, aos consumidores cada vez mais exigentes e até mesmo à pandemia, temos sistemas de gestão para cadeia de suprimentos mais rápidos, mais completos e mais fáceis de serem manipulados. Os melhores sistemas de SCM de acordo com os gestores de supply chain das maiores empresas do mundo são aqueles que -São integráveis aos principais ERPs do mercado; -São fáceis de serem implementados e não paralisam operações já em andamento -Permitem monitorar todas as etapas da cadeia de suprimentos -Geram relatórios e dashboards para follow up de processos -Possuem um layout claro e intuitivo -Conseguem dar máxima visibilidade às operações em andamento como fluxo de materiais e em tempo real -Podem ser acessados de qualquer dispositivo sem a necessidade de instalações complexas Em resumo, um sistema de SCM eficiente compreende um conjunto de soluções “End to End” ou de ponta a ponta, acessíveis em tempo real. Isso hoje em dia só é possível graças às tecnologias de computação em  nuvem. Os sistemas e aplicações  em nuvem são infinitamente mais flexíveis e adaptáveis a mudanças, além de serem mais seguros. Agilidade e segurança: isso é “música para os ouvidos” de qualquer gestor de supply chain ou de compras, mas não é só isso que importa no mercado corporativo onde cada centavo conta.

Sistema de SCM – Aliado dos Gerentes de Compra e Gestores de Supply Chain em geral

A boa notícia é que, com o correto sistema de gestão de supply chain como parceiro, o gerente de compras e demais responsáveis pela gestão de cadeia de suprimentos de uma empresa é capaz de tomar as melhores decisões e de maneira rápida, o que acaba por  otimizar custos, se levarmos em consideração os ciclos de vida de produtos que podem ser muito curtos ou as demandas flutuantes do mercado. Em resumo, o uso da tecnologia em SCM: -traz mais visibilidade e permite acompanhamento de todos os processos da cadeia de suprimentos -permite decisão mais assertiva aos gestores -reduz erros e inconsistências -garante mais eficiência e produtividade -diminui custos -evita atrasos -possibilita fidelização do cliente final com a marca Como vimos, o SCM – Supply Chain Management vem se tornando a resposta quando se pensa em experiência do consumidor e sua fidelidade com as marcas e essa deveria ser a busca incessante de qualquer gerente de compras ou responsável pela gestão de supply chain de uma empresa em si de modo sistêmico. Uma gestão de cadeia de suprimentos eficiente é justamente um dos pilares que garante a sustentabilidade de uma empresa a longo prazo. Saiba mais como as soluções da HMZ podem ajudar a otimizar a gestão de Supply Chain da sua Empresa.
Fale Com um de Nossos Consultores.